Ao saber que esperava gêmeos, uma das minhas primeiras preocupações foi sobre a possibilidade, e como fazer para amamentar dois bebês ao mesmo tempo. Procurei me informar bastante sobre o assunto, sobre as posições mais comuns, sobre a produção de leite, sobre os problemas que ocorrem na lactação (mastite, rachaduras, etc etc etc)...
Confesso que num momento fiquei tão apavorada com as histórias de problemas nos seios, das dores, dos sangramentos, que cheguei a pensar em não amamentar. Até que os meninos nasceram. Não sabiam sugar, pois eran pré-maturos, e eu não tinha bico no seio, o que dificultava muito eles conseguirem segurar o seio na boca pra poder sugar. Uma fono nos orientou sobre um protetor de seio de silicone, que simula o bico do seio e serve justamente pra esses casos. Foi o que funcionou, e eu pude então descobrir o que era amamentar.
Vamos combinar... é maravilhoso... e exaustivo...
Amamentar é se permitir conhecer seu bebê, é prolongar a gestação, é saber que ele precisa só de você para sobreviver, e nesse momento, em que as vezes o vínculo não está bem estabelecido ainda, saber dessa necessidade, faz com que a mãe se sinta "importante". Foi assim comigo. Imaginar alguém dando uma mamadeira de NAN para os gêmeos era o mesmo que me apunhalar pelas costas. Sobre a produção de leite, isso nunca foi problema pra mim. Tinha leite para os meus, e mais dois, se fosse o caso, então estava sempre com algum leite meu na geladeira, para alguma emergência. Mas quando era necessário dar esse meu leite, numa mamadeira, eu chorava, literalmente. Entenda-se por necessário, os dois chorando ao mesmo tempo, eu tomando banho ou em algum momento que tenha precisado sair de casa. Tentei dar o peito aos dois ao mesmo tempo, mas isso foi umas das coisas mais exaustivas que eu fiz na vida, então evitava ao máximo. Os meninos mamavam por uma hora cada um. E de 3 em 3 horas no máximo. Fazendo as contas, me sobrava menos de uma hora entre cada mamada para comer, tomar banho, dormir... Dormir...!!!! Ah não, pra isso nunca dava tempo. Passei quase 4 meses dormindo muito pouco. Quando eles estavam com 4 meses passei a dar uma mamadeira após o banho, para que dormissem um pouco mais de madrugada. E na primeira acordada dava outra mamadeira, mas na segunda, por volta das 5 da manhã, já dava peito de novo, afinal estava muito cheio e transbordando leite por tudo. Com 6 meses já comiam alguma coisinha, e com a janta, mamadeira e um peitinho, passaram a dormir a noite toda.
Continuei amamentando até os 9 meses, quando eles, por iniciativa própria passaram a não querer mamar mais. Como eu já estava bem cansada de amamentar, não fiz questão de forçar e encerramos esse capítulo. Felizes, tanto eles, quanto eu. A essa altura eu já não duvidava mais da minha vocação e capacidade de ser mãe, então dar o peito pra eles ou não, naquele momento, não ia fazer eles me amarem mais ou menos.
Falando assim parece que foi fácil. Mas não foi.
Só eu sei o quanto chorei de cansaço, como eu queria ficar surda quando no banho, recém começado, eu ouvia um deles chorando, como eu quis fugir de casa quando o Miguel, em função do refluxo forte que tinha, ia mamar e chorava, e vomitava e chorava, e mamava... era horrível... mas valeu muito a pena... pelo vínculo, pelo psicológico, pela saúde deles... não me arrependo... mas também não sinto saudades...
Agora, quando engravidei da Catarina, eu chorava, de novo, só de pensar em passar por tudo aquilo de novo. O povo me dizia "não vai ser assim, é um bebê só", e eu confesso hoje, que eu pensava: "ah, nem é tanta diferença assim".
Mas é... é muita diferença!!! MUITA....
A Catarina hoje tem 2 meses, tomou 2 mamadeiras de leite meu, em situações em que precisei me ausentar por trabalho. Mama rápido, já nasceu sabendo. Não tem refluxo. Não chora pra mamar. Mama de 4 em 4 horas, ou até mais, se estiver tudo quietinho e ela puder dormirr em paz. Isso inclui as noites e madrugadas, que continuam silienciosas nessa casa.
No começo não foi assim tão fácil...
Doeu de novo, eu tentei sem o silicone, o que rachou o bico do seio, ela mamava muito rápido, eu pensava que ela não estava mamando o suficiente, ela tentou me alugar por mais de uma hora algumas vezes, eu não deixei (obrigada experiência), enfim, passei novamente por todo o processo, mas não duvidei que daria certo, que era o certo, e que é o único caminho de alimentação para minha menina.
Acredito que o segredo da amamentação não é a produção, não é o quanto tu comes, ou dormes, ou bebes.
Acredito que o segredo da amamentação não é o quanto teu bebê ta engordando, ou chorando.
Acredito que o segredo da amamentação, é acreditar que toda mãe vem com a válvula da amamentação, e que essa válvula se abre quando o bebê nasce.
O segredo da amamentação, é acreditar na amamentação.
É acreditar que você é suficiente para alimentar e manter seu bebê. Toda mãe é. Alguns truques facilitam. Não acreditar em palpites, facilita. Não ouvir a prima da mãe da vizinha da sua amiga que não teve leite, facilita.
Amamentar é entre você, e seu bebê, ou seus bebês.
Funciona, basta acreditar. E querer.
* Não julgo quem não conseguiu, ou não quis amamentar. Esse relato é sobre o que eu vivi, e sobre o que eu acredito, então se baseia em mim. Desculpas antecipadas se magoar alguém.
Mi, concordo em gênero, número e grau... aqui não consegui amamentar os gêmeos por mais q 2 meses... Bibi não queria meu peito nem a pauu... lembro a gente na UTI, eu, a enfermeira e 2 auxiliares fazendo manobras pra ela mamar no meu peito... e nada. JP já mamava bem... mas prematuridade, 2, cansaço e falação na minha orelha, eu entrei de cabeça no Nan.
ResponderExcluirAgora com 1... moleza... Gui tb dorme noite inteira desde 1 mes! Mama q é uma beleza no peito... tb doei até mês passado para o Banco de Leite... e só agora q estou començando a dar mamadeira de Nan pq lgo mais voltarei a trabalhar e espero q ele esteja acostumado.... mas ainda pretendo deixar ele no peito até qdo quiser qdo eu voltar pra casa e antes de sair para o trabalho... ahhh como é bom......... e concordo. O leite vem da cuca fresca... de saber q toda mulher pode amamentar.... e pronto. Beijo!